Seção

11 de mar. de 2015

Review: Soulcalibur V (PS3, X360)



Gênero: Luta - Fabricante: Project Soul  - Distribuidor: Namco Bandai - Site: www.soulcalibur.com - Lançamento: 31/01/2012

Algumas batalhas são importantes demais para serem disputadas apenas com os punhos vazios. Descobrimos a realidade por trás de Soulcalibur V e suas arenas e lutadores, para entender por que a mídia especializada vem dando notas tão medianas para esta instalação do título, que chega às lojas pouco mais de dois anos após a última.

O Modo Principal
Em termos de tempo dentro da história, a versão atual se passa 15 anos após Soulcalibur IV. Patroklos, o filho de Sophitia, é um personagem inédito e o protagonista da vez. Sua irmã Pyrrha sofre de um estranho mal e a cura é o único objetivo em mente para o herói. É claro que ao final das contas, a história vai revelar a espada lendária que dá nome à franquia, mas há alguns buracos inexplicáveis no enredo, que ficam por conta da imaginação do jogador.

Durante o Story Mode, os jogadores controlam principalmente Patroklos, revelando o roteiro entre as batalhas. Em determinados estágios temos de usar Sophitia ou até outros personagens misteriosos. Infelizmente, tudo que temos para saber sobre o enredo são telas estáticas e de poucas cores, com narração sobre elas. A vontade de simplesmente cortar toda a história acaba se tornando mais forte após algum tempo, a não ser que você seja muito paciente.

O principal defeito que os modos single player apresentam é a falta de história dos outros personagens. Ao contrário do resto da série, em Soulcalibur V o modo Arcade não tem enredo algum, o que enfraquece as personalidades de muitos dos personagens mais queridos da mesma.

Novos Modos, Novos Personagens
Quanto ao puro sistema de luta e aos modos multiplayer, Soulcalibur V não se distancia do restante da série em jogabilidade, mas muitos elementos foram modificados. A luta principal ainda depende primariamente de sua habilidade com esquivas, golpes verticais, horizontais, altos e baixos. Os combos continuam dificílimos de executar, mas o modo de treino ensina os mais importantes deles. Já os aspectos técnicos surpreendem, as animações estão bem encaixadas no game e os cenários novos são belos e detalhados. Os modelos de personagem também recebem melhorias estonteantes, basta reparar nos mínimos detalhes pensados pela produção.

A disputa envolve muita habilidade e tornar-se um mestre com seu personagem favorito vai exigir dedicação. O sistema Critical Edge volta do primeiríssimo game da série direto para SCV, sendo uma espécie de Ultra Combo, do game Street Fighter IV. Usando a mesma barra que enche este especial, o movimento Critical Guard é uma defesa desferida no momento correto, quebrando os ataques inimigos. 


Quanto aos personagens, são oito entradas inéditas, contando com Ezio Auditore, protagonista da série Assassin's Creed. O rol de lutadores passa a sensação de equilíbrio, é perfeitamente possível vencer usando o seu favorito. O brilho que falta no modo Story vem à tona quando se trata de jogar partidas contra os amigos ou online. Só então é possível perceber a profundidade da jogabilidade e quanta diversão está guardada no disco. Ainda assim, se desejar estender a diversão sozinho, o modo de criação de personagens é bastante completo e ajuda a passar o tempo.

O melhor
Modo multiplayer traz à tona a excelente jogabilidade do título.
O pior
Para jogar sozinho, é melhor escolher um dos títulos anteriores.

Gráficos: 8/10
Cenários estonteantes e detalhes realistas nos modelos de personagens. Uma pena não haver cinemáticas bem trabalhadas.

Jogabilidade: 8/10
Combos complicados e muita estratégia permeiam cada momento das lutas.

Som: 9/10
Muitas músicas novas tornam tudo mais interessante.

Diversão: 8/10
Para chamar os amigos e disputar partidas, uma compra certa. Quem gosta de história e de jogar sozinho não vai ter tanta diversão assim.

Alternativa(s) do mesmo gênero: Tekken 6 (PS3)

Nota Final
8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário