Gênero: Luta -
Fabricante: Project Soul - Distribuidor:
Namco Bandai - Site: www.soulcalibur.com - Lançamento: 31/01/2012
Algumas
batalhas são importantes demais para serem disputadas apenas com os punhos
vazios. Descobrimos a realidade por trás de Soulcalibur V e suas arenas e
lutadores, para entender por que a mídia especializada vem dando notas tão
medianas para esta instalação do título, que chega às lojas pouco mais de dois
anos após a última.
O Modo Principal
Em
termos de tempo dentro da história, a versão atual se passa 15 anos após
Soulcalibur IV. Patroklos, o filho de Sophitia, é um personagem inédito e o
protagonista da vez. Sua irmã Pyrrha sofre de um estranho mal e a cura é o
único objetivo em mente para o herói. É claro que ao final das contas, a
história vai revelar a espada lendária que dá nome à franquia, mas há alguns
buracos inexplicáveis no enredo, que ficam por conta da imaginação do jogador.
Durante
o Story Mode, os jogadores controlam principalmente Patroklos, revelando o
roteiro entre as batalhas. Em determinados estágios temos de usar Sophitia ou
até outros personagens misteriosos. Infelizmente, tudo que temos para saber
sobre o enredo são telas estáticas e de poucas cores, com narração sobre elas. A
vontade de simplesmente cortar toda a história acaba se tornando mais forte
após algum tempo, a não ser que você seja muito paciente.
O
principal defeito que os modos single player apresentam é a falta de história
dos outros personagens. Ao contrário do resto da série, em Soulcalibur V o modo
Arcade não tem enredo algum, o que enfraquece as personalidades de muitos dos
personagens mais queridos da mesma.
Novos Modos, Novos Personagens
Quanto
ao puro sistema de luta e aos modos multiplayer, Soulcalibur V não se distancia
do restante da série em jogabilidade, mas muitos elementos foram modificados. A
luta principal ainda depende primariamente de sua habilidade com esquivas,
golpes verticais, horizontais, altos e baixos. Os combos continuam dificílimos
de executar, mas o modo de treino ensina os mais importantes deles. Já os
aspectos técnicos surpreendem, as animações estão bem encaixadas no game e os
cenários novos são belos e detalhados. Os modelos de personagem também recebem
melhorias estonteantes, basta reparar nos mínimos detalhes pensados pela
produção.
A
disputa envolve muita habilidade e tornar-se um mestre com seu personagem
favorito vai exigir dedicação. O sistema Critical Edge volta do primeiríssimo
game da série direto para SCV, sendo uma espécie de Ultra Combo, do game Street
Fighter IV. Usando a mesma barra que enche este especial, o movimento Critical
Guard é uma defesa desferida no momento correto, quebrando os ataques inimigos.
Quanto
aos personagens, são oito entradas inéditas, contando com Ezio Auditore, protagonista
da série Assassin's Creed. O rol de lutadores passa a sensação de equilíbrio, é
perfeitamente possível vencer usando o seu favorito. O brilho que falta no modo
Story vem à tona quando se trata de jogar partidas contra os amigos ou online.
Só então é possível perceber a profundidade da jogabilidade e quanta diversão
está guardada no disco. Ainda assim, se desejar estender a diversão sozinho, o
modo de criação de personagens é bastante completo e ajuda a passar o tempo.
O
melhor
Modo multiplayer traz à tona a excelente jogabilidade
do título.
O
pior
Para jogar sozinho, é melhor escolher um dos títulos
anteriores.
Gráficos:
8/10
Cenários estonteantes e detalhes realistas nos modelos
de personagens. Uma pena não haver cinemáticas bem trabalhadas.
Jogabilidade:
8/10
Combos complicados e muita estratégia permeiam cada
momento das lutas.
Som:
9/10
Muitas músicas novas tornam tudo mais interessante.
Diversão:
8/10
Para chamar os amigos e disputar partidas, uma compra
certa. Quem gosta de história e de jogar sozinho não vai ter tanta diversão
assim.
Alternativa(s)
do mesmo gênero: Tekken 6 (PS3)
Nota
Final
8/10
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