Seção

30 de mar. de 2015

Review (primeira olhada): Pillars of Eternity (PC, Linux)



Gênero: RPG - Fabricante: Obsidian Entertainent - Site: eternity.obsidian.net - Lançamento: 26/03/2015

Foram mais de 4 milhões de dólares em doações que tornaram possível este projeto, por algumas das mãos mais experientes da indústria neste gênero. O que poderia dar errado? Pillars of Eternity já é considerado um dos mais inovadores RPG's para computador desde Baldur's Gate. A comparação não é sem mérito. 
Para os habituados ao gênero, não haverá grandes surpresas. O game é controlado como em qualquer outro, bem como familiar em todas as esferas, como ponto de visão, o sistema de quests, a criação de personagens em extensas fichas virtuais. Mas é nos pequenos detalhes que o brilho do game começa lentamente a se manifestar. Em apenas alguns instantes, o jogador está envolvido na história e ditando seus rumos com toda a propriedade. Então percebemos que o sistema de batalhas é inovador, permissivo em sua interface, abrindo portas de acordo com a habilidade de quem controla o grupo. Notamos o excelente trabalho de dublagem e o carinho da produtora ao localizar o título para diversos idiomas. Vimos o trabalho de arte marcante e a riqueza dos ambientes. E, com uma olhada para a árvore de raças, classes e habilidades, é notável o esforço inspirado que os produtores fizeram para tornar este um favorito do público.

Em resumo, Pillars of Eternity é tudo que um adepto do gênero pode pedir. Inclusive na dificuldade, que é desafiadora no Normal, mas chega a níveis risíveis dois degraus acima, na chamada Path of the Damned, que limita o número de itens no inventário e aumenta a quantidade (e a qualidade) dos inimigos. Sim, há a opção de modo "Permadeath". O jogo é gentil o suficiente para apagar seu arquivo para você em caso de morte do personagem. 

Tempo? Não vamos comentar antes do fim, mas é bom se preparar para uma longa jornada. Não apenas por se tratar de um mundo absurdamente gigante, para todos os padrões já vistos. O título tem uma maneira original de contar mais sobre sua história, em bilhetes, livros e na estranha habilidade paranormal de seu personagem para ler a alma (e a história íntima e completa) de alguns habitantes de cada local. E, as dungeons estão para lá de imprevisíveis, exagerando nas armadilhas e nos quebra-cabeças.

Em Pillars of Eternity, as escolhas iniciais da criação de seu personagem decidirão muito do caminho a ser percorrido, não apenas em batalha mas, principalmente, nas opções de diálogo e nos pequenos atalhos que cada ramo de habilidades garante ao longo da missão principal. Apenas lembre-se de vestir alguma armadura, pois o trajeto não será nada tranquilo...

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário