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11 de mar. de 2015

Retrô: Shadow of the Colossus e ICO (PS2)



Gênero: Aventura - Fabricante: SCE Studios Japan - Distribuidor: Sony Computer Entertainment - Site: N/D - Lançamento: 18/10/2005

É bom lembrar, o ano de 2005 não foi fraco na indústria dos games. Num mercado que já era julgado como saturado de lançamentos, parecia não haver mais nada original a ser lançado. Mas, foi neste mesmo ano, que chegaram clássicos como Resident Evil 4, Tekken 5, Devil May Cry 3, Doom 3, Dragon Quest VIII e um que talvez você conheça, God of War. O PlayStation 2 vivia uma grande fase, deixando títulos que durariam até hoje (e que ainda têm tudo para continuar sendo jogados).

Neste fervor de lançamentos, houve um que se destacou por não se parecer com nada que já havia sido lançado para a plataforma (o PS2). Imagine só um jogo onde tudo o que se vê na tela durante toda a aventura fossem o protagonista, sua fiel montaria e um vasto e belo cenário e, mais inusitado ainda, tudo o que houvesse para matar fossem enormes chefes de fase, usando apenas uma espada e um arco pelo jogo inteiro. Este game é Shadow of the Colossus, que provou ser, sim, possível criar algo totalmente original, com uma fórmula minimalista, e ter sucesso desta maneira, divertindo como nenhum outro. ATENÇÃO, SPOILERS ADIANTE!

Mas, afinal, qual é o gênero?
Tendo sido lançado com o nome de Wander and the Colossus no Japão pouco antes de ser convertido para o nosso hemisfério do globo, o game causou impacto imediato em toda a imprensa especializada, recebendo apenas as melhores notas de seus analisadores. Mas, ficou a pergunta, afinal qual é o gênero deste game? Alguns o classificaram como ação, outros chegaram a alegar que se tratava de um puzzle, um jogo de quebra-cabeças, já que o desafio estava em encontrar a rota certa para os colossos, para depois encontrar o ponto certo de onde atacá-los e como chegar lá. A conclusão a que todos chegaram foi apenas uma, SotC era uma grande e única aventura.

Envolto em Mistério
Se existe uma coisa que não sai da cabeça nem mesmo de quem chega ao final da aventura de Wander e seu cavalo, é a dúvida. Onde estou? De onde vieram essas criaturas místicas? Por que minha amada está nesta cama e, até mesmo, quem sou eu? Estas são as indagações de quem passa pelo game, que não faz questão de respondê-las diretamente. Vamos tentar esclarecer um pouco as coisas.

A aventura se passa num local místico de pura fantasia, chamado Forbidden Land, ou Terra Proibida, situado numa vasta península. Estas ilhas que a formam, estão separadas do resto do mundo por intermináveis montanhas, que podem ser vistas no mapa do jogo, indicando que ninguém tem acesso a tal local. No entanto, existem sinais de vida inteligente ali, evidentes pelas ruínas de construções muito antigas. Quem teria habitado aquelas terras?

Talvez, nós mesmos, os humanos. Existe uma pequena fenda neste conjunto de montanhas, ao norte, que leva a uma enorme passagem, levando ao Santuário da Adoração, aquele mesmo local central em que a aventura se inicia. Por muito tempo, a entrada de qualquer pessoa foi tornada impossível pela geografia do local, bem como por mãos humanas.


Wander e Momo

Tudo o que se sabe é que a garota deitada na pedra, parecendo apenas inconsciente, está na verdade morta. Ela havia sido sacrificada pela crença de que sua alma estaria eternamente amaldiçoada, o que levaria a um destino desastroso para todos. É quando Wander aparece na Terra Proibida, lembrando a saga de Dante em busca de Beatriz, em A Divina Comédia. Nada disso teria sido possível sem a ajuda de Agro, o belo cavalo que acompanha Wander em todos os momentos. 

Para reviver sua amada, Wander teria supostamente roubado a espada mágica de uma entidade chamada Lorde Emon, que fala com o herói logo no momento de sua chegada. Wander logo percebe que as criaturas sombrias que habitam o Templo não podem atacá-lo, pois temem a luz desta espada mística.

O herói pede então, àquela entidade, que devolva a vida àquela mulher. Neste momento, Dormin, único ser com este poder que habita aquele mundo, explica que a única maneira de tornar o feito possível seria matar todos os 16 colossos, representados nas estátuas do Templo.

Quando finalmente busca e mata as 16 criaturas, Dormin aparece novamente para Wander. Ele explica que, por terem sido mortos os colossos, seu corpo se dividiu em 16 partes. Estas partes se juntam, todas ao mesmo tempo, no corpo de Wander, sendo, desta maneira, ressuscitados. Agros está desaparecido, após se sacrificar caindo de um precipício, possibilitando que Wander chegasse ao 16º colosso. Dormin, então, arremessa a espada sagrada num pequeno lago do Templo, causando um redemoinho que engole tanto a ele quanto ao herói.

É dito por Emon, nesse instante, que, caso conseguisse sobreviver a isso, Wander poderia ser perdoado pelo assassinato do corpo de Dormin (os colossos). Momo retoma a consciência, voltando à vida. O acordo está cumprido. O final do jogo se dá quando Agro, com uma pata quebrada, aparece, subindo novamente as escadarias de entrada para aquele local proibido. Ao levantar e ir até o poço onde Wander caiu, Momo encontra um pequeno bebê, dotado de chifres. Juntamente ao cavalo, ela começa o seu caminho para sair dali, com a criança no colo. A aventura termina.


Próximo ICO
O sucesso total de vendas de SotC, ironicamente, não foi atingido pelo game, feito pelos mesmos produtores, chamado ICO. Inicialmente, quando SotC começou a ser projetado, seu nome era Nico, ou “Next ICO”. Lançado para o PS2 em 2001, o game já contava com todos os elementos de aventura que fizeram seu sucessor atingir o topo das paradas. Infelizmente, ficou recluso a um público mais restrito, sendo considerado um título Cult no mercado. Entretanto, seus gráficos e sua jogabilidade são também extraordinários e, se você ainda não conhece ainda mais este clássico e, principalmente, se gostou de SotC, chegar ao final de ICO é uma obrigação. Quem disse que não dá para ser original hoje em dia, não conhece o talento de produtores como os do Team ICO, responsáveis por estes dois grandes games. Para quem quiser adicionar os dois games à coleção, é possível encontrar os originais por bons preços, mas, não se esqueça, um remake em HD contendo ambos está disponível na PSN!

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