Seção

23 de jan. de 2017

"Quero deixar um recado para a comunidade", diz o player Sinan Ribeiro (Chypaun)



A experiência de competir offline foi extremamente importante para o jogador, que ainda se considera um amador

Nome: Sinan Ribeiro Idade: 34 Ocupação: Gestor de Operações comerciais. Cidade nativa: Salvador (BA) Nick: XinanR Plataforma: PS4 e PC Pontos de Liga: Chypaun 16015 PL / MKB_Lord_XinanR 15094 Personagem (s): M.Bison Kuroi Games: Conte um pouco sobre sua história no gênero luta. Em qual titulo começou a jogar torneios? Sinan Ribeiro: Comecei a jogar muito cedo, nos fliperamas do centro, lembro que abriu uma loja bem próximo a onde morava com a máquina de Street Figther I. Algum tempo depois chegou Street Fighter II: The World Warrior, comecei a jogar com Blanka e na Champion Edition comecei a jogar de Bison. Minha primeira experiência em campeonatos foi com The King of Fighters 94. KG: Como foi a decisão de viajar para jogar offline? Encontrou apoio? Teve de investir muito? SR: Sou de salvador, aqui só tem um evento uma vez ao ano e a experiência não é a ideal. Decidi viajar em 2012 com o pessoal de Salvador, para o evento Versus Brasil em Teresópolis, Rio de Janeiro, que pra mim foi surreal. Tento viajar pelo menos uma vez ao ano para campeonatos de outro estado, só que ano passado, 2016, estava programado uma viagem para o EUA à EVO, porém após o calendário mais extenso dá CPT na América Latina decidi viajar pelo Brasil e América do Sul. Acabei não indo ao Chile por descobrir que sem o monitor dos campeonatos nunca teria um resultado satisfatório. Comprei o monitor Benq, que é o modelo usado nos campeonatos e não me arrependo, foi a escolha mais acertada . Sou casado e tenho um filho de 8 anos, minha família me apoia no meu lazer e o pessoal de casa sempre se diverte com as minhas histórias, das minhas desventuras no mundo competitivo. O investimento é alto sim, tem quer ter um planejamento. KG: O processo de competir offline foi satisfatório para você? Havia estrutura e bons jogadores? SR: Sim, extremamente satisfatório, sem essa experiência nunca saberia a real dimensão da comunidade BR. Sempre fui meio Tiete, ia para curtir, ver as coisas de perto, queria conversar com os caras e se possível jogar alguma partida sem o lag do online, só pela experiência. Não sou "pro", sou amador e amo jogar competir é meu lazer, a estrutura é muito boa em todo território nacional e quero algo assim em Salvador. Em Brasília, no Cacomp, eu fiquei realmente admirado quero voltar sempre, os Jogadores são de outro nível, ainda preciso aprender muito. O nível é muito alto mesmo no online, é impossível mensurar a energia que é jogar contra jogadores fortes em eventos offline. Existe uma galera que está sempre em campeonatos, ZlatanRJ, HNK, BabyBrasil, KelvinZatsuey, Cabelo3000 entre outros que mesmo não sendo os primeiros estão sempre ali se dedicando, essa galera me motiva muito a continuar. KG: Como se dá seu processo de treino atual? SR: Jogo diariamente, gosto de jogar um pouco pela manhã antes de sair de casa, ver vídeos e ver a CFN, o que mudou, gasto uns 25 a 30 minutos assistindo lutas e anotando algumas observações, à noite é quando realmente vou treinar, leio minhas anotações, uso o modo treino e gravo as ações e tento aplicar o que achei interessante e ver se posso usar no meu game plan. Sempre faço umas partidas de aquecimento antes do ranking e nem todo dia jogo ranking, gosto de sempre jogar contra oponentes mais fortes ou alguém que jogue com bonecos que eu tenha dificuldades no saguão e assistir a lutas, devo gastar nesse processos umas 2 horas e o máximo de jogatina offline possível. KG: Que considerações faz sobre a Season 2? SR: Toda mudança deve ter um planejamento, acho que a Capcom está tentando deixar o jogo mais justo. Tem muito o que arrumar, por pior que pareça os buffs de Bison me alegraram menos (risos). Ainda estou estudando a season 2 para poder me sentir mais à vontade no jogo e tentando entender os buffs de Balrog (risos). KG: Como considera a experiência online onde mora? É viável treinar ou é preferível jogar offline? SR: Jogar offline sempre é a melhor escolha, não dá para medir seu nível apenas pelo online. O online é bom para treinar e pegar a noção das matchups, mas o lag e os vícios do online não funcionam para treinar para campeonatos. É viável treinar online, mas só depender dele não te dará parâmetros para saber se realmente é um bom jogador, online é ilusão. Já torneios online valem a pena para criar uma noção de como os melhores jogam. KG: Quais são suas expectativas como competidor em 2017? SR: Com as melhorias no meu personagem, conseguir dominá-lo antes dos eventos oficiais e deixar um recado a todos jogadores. Não existe espetáculo sem plateia e sem atores, mesmo que os atores principais já tenham seus papéis garantidos, se esforce, vá aos eventos, os campeonatos são feitos de pessoas das comunidades, vá, se dedique que com certeza a evolução e resultados irão aparecer. Agradeço à galera que me suporta (risos), ao grupo de Street Salvador e à Shingolex e Pagan, que têm paciência para me dar as dicas e às jogatinas offline do domingo pizza certa.

Está gostando da série especial sobre games de luta? Não deixe de curtir nossa fanpage no Facebook para não perder nenhuma postagem! 

8 comentários:

  1. Como sempre xinan mandando muito bem , ele me da motivação pra continuar a jogar de bison um dos caras mais legal que conheço (wesley howard )

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xinan simplesmente você manda muito bem.. para mim o melhor do momento, admiro sua força de vontade e garra para continuar ;;... e que venha os jogos de 2017 .

      Excluir
  3. Anônimo23/1/17

    XiliqueR

    ResponderExcluir
  4. muito bom exelente materia, e um grande jogador, parabens
    ronymar

    ResponderExcluir
  5. Shingolex23/1/17

    Parabens pela entrevista, Xinan.
    Este pode ser um início de um novo cenário em Salvador. Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns mano é isso ai

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Xinan, ótima entrevista. Sucesso pra você sempre manolo!
    E bora ft10 mirror?! adshudsahudsahuadshua
    zoas! nois.

    ResponderExcluir