Seção

19 de jan. de 2017

Continuação do tema: Dificuldades dos iniciantes em games de luta (entrevista: Ádane Sousa)

Na foto, o gamer Ádane Sousa, que nos explica como é ser recém-chegado a Street Fighter V

Em nosso último post, exibimos a alarmante estatística da liga online de Street Fighter V, onde menos de 14% dos jogadores, no mundo, chegam sequer a atingir a liga Silver, a segunda divisão do ranking do game. 

Ádane Sousa, técnico de informática de 25 anos de idade, mora em Paraipaba, no Ceará. Ele joga no PlayStation 4 e está na casa dos 2.500 Pontos de Liga, ou seja, no limite entre as ligas Silver e Super Silver. Seu personagem favorito é Ken. 

Ele nos conta um pouco sobre a sua experiência, a seguir. 

Kuroi Games: Há quanto tempo começou a jogar o gênero luta?
Ádane Sousa: Quando era mais novo, jogava muito Ultimate Mortal Kombat 3, que fazia sucesso aqui na cidade. Mas não treinava sério, jogava apenas na base da intuição. Com o passar do tempo, deixei de me dedicar ao gênero, até que surgiu Street Fighter V no PS4. O game não tem macetes para vencer, é mais equilibrado e justo, exigindo treino e dedicação reais. 

KG: Quantas partidas joga, em média, por dia?
AS: Foco em duas a três horas diárias entre o modo treino e as partidas rankeadas. 

KG: Sente que terá de treinar quanto tempo para subir para a liga acima? 
AS: Isso é relativo. Hoje estou na liga Silver e sinto que consigo jogar bem contra todos desta liga. Não venço todas, mas posso dar trabalho e surpreender. Por incrível que pareça, noto uma diferença muito grande (de habilidade) entre jogadores Gold e Ultra Silver, por exemplo. O jogo recompensa pelo treino, acredito que se eu me esforçar em melhorar minhas estratégias e eliminar meus maus vícios poderei chegar lá. 

KG: Que dificuldades um iniciante encontra no jogo?
AS: Comecei há menos de um ano, sem saber nada. Se prestar atenção, você pode enxergar muitas coisas, como jogadores que pulam muito. Este é um dos primeiros erros a serem corrigidos, na minha opinião. Para quem já jogou outros games de luta, é fácil passar por cima desse tipo de erro. Percebo que, mesmo na minha liga, jogo contra jogadores mais experientes que eu, isso os ajuda e dá certa vantagem. 
No começo é normal pensar em desistir, porque parece muito difícil. Para mim, o que funciona nessas horas é partir para outro game, passar uns dois dias sem jogar SFV, conversar com jogadores mais experientes, como meu mestre Jean12Hit, que sempre me dá dicas para melhorar e, também, assistir a jogadores profissionais. 

KG: Joga outros títulos?
AS: Jogo desde pequeno, desde Mario e Sonic a The Witcher e Final Fantasy. É importante não abusar do SFV em momentos de raiva (risos). Ultimamente terminei The Last Guardian e Final Fantasy XV, meus favoritos são The Last of Us e The Witcher 3.

KG: Tem vontade de se dedicar mais a jogos de luta?
AS: Se eu tivesse tempo, certamente. Mas as responsabilidades não deixam muita sobra para isso.

KG: Sente que está melhorando seu nível com o atual treinamento?
AS: Sim, a cada luta vem mais experiência, mais situações de jogo. Mas não se pode interromper esse treino, senão você fica pra trás. É preciso determinação.
Sou um iniciante ainda e, para quem está lendo e começando agora, é preciso saber que sempre haverá alguém melhor que você, portanto o importante é pensar em se divertir e treinar bastante para se superar cada vez mais.

E você, leitor, o que acha? É possível superar a frustração nos modos online dos games de luta e insistir até melhorar? Ou esta é uma estrada para poucos que possuem o tempo e a paciência para se tornarem extremamente habilidosos? Deixe-nos saber nos comentários abaixo e em nossa fanpage no Facebook.



4 comentários:

  1. jogador19/1/17

    Parabéns pro blog do Kuroi sempre inovando e trazendo entrevistas de peso pro mundo dos games.

    ResponderExcluir
  2. Cammy19/1/17

    Achei muito show que o Ádane Sousa começou do zero há menos de 1 ano e superou as dificuldades, já está na Silver. Tá aí um cara que logo pode representar o Brasil em cenários maiores, uma inspiração pra quem tá começando não desistir, porque é difícil viu.

    ResponderExcluir
  3. comecei a jogar street a menos de 1 ano tb. Mas sempre joguei FG.
    Hj tô no Super Platinum e jogo 1 h por dia quando dar.
    O macete para subir e evoluir e aprender e entender o jogo e não pensar somente em vencer.
    Se vc perdeu vc tem que saber o pq perdeu se não nunca vai aprender a corrigir.

    ResponderExcluir
  4. Adane Sousa esse cara é fera, parabéns

    ResponderExcluir