Seção

11 de fev. de 2018

PlayStation 5 e Xbox Two serão totalmente baseados em nuvem

Jogos serão baseados em assinaturas e irão exigir boa conexão de internet

Muito tem sido dito sobre a próxima geração de consoles e de games para PC ser baseada em assinaturas, não em compras de cópias, como hoje. Se depender de Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy 15, a indústria dos games seguirá, dentro da próxima década, os passos das indústrias de filmes, séries e música.

Em entrevista à Xbox Magazine, Tabata diz acreditar que os próximos consoles da Sony e da Microsoft serão inteiramente baseados em serviços por assinatura de games em nuvem. Isso ajudaria a indústria dos games a acompanhar as demais citadas acima, entretanto, alguma controvérsia tem sido gerada, afinal, tal evolução exigiria uma conexão de internet muito forte da parte dos consumidores, o que ainda não é uma realidade para players de muitos países.

Ou seja, enquanto mais alguns anos não se passarem, até que os consumidores possuam mais conexões boas, não teremos notícias oficiais dos próximos consoles. Uma das alternativas, segundo Tabata, seria nem mesmo existirem consoles físicos, apenas o serviço de assinatura dos mesmos. 

Conexão média do brasileiro ainda é de 2,9Mbps, uma das piores do mundo

Será que essas especulações se tornarão realidade? Estaremos prontos nos próximos 5 ou 6 anos para jogar apenas em nuvem, ou a internet ainda demora a melhorar por aqui, no caso dos brasileiros? 

Atualmente, nosso país ocupa o 9º lugar mundial em piores conexões médias com a internet, com uma média de 2,9Mbps, ao mesmo tempo em que somos o quarto maior comprador de games do planeta, movendo cerca de 1,5 bilhão de dólares ao ano em transações relacionadas a games. 

Tais números podem e devem preocupar investidores que pensem em jogar tudo para as nuvens tão cedo assim. Seria um passo apressado demais para a próxima geração de consoles?


Nenhum comentário:

Postar um comentário